3º e 4º Encontro com Alma – Liderar com o coração e escrever para comunicar
Todos temos um líder interno dentro de nós. Assim como temos pessoas que admiramos como tal porque têm humildade, coragem, garra ou são pessoas com quem aprendemos a ser melhores pessoas todos os dias. São essas características que identificamos nos outros que nos fazem admirá-las, respeitá-las e seguir os seus conselhos. Mas será que ao identificar essas qualidades nos outros, não significará que nós próprios temos as mesmas qualidades dentro de nós? A Sandra Balau da IN2OUT explicou-nos que ser líder não se trata de ter uma posição profissional, mas encontrar a nossa voz interior e inspirar os outros a encontrar a sua. Foi uma jornada em que viajamos pelo nosso coração para trazer o melhor de cada um de nós para fora! Isso tornou-me mais forte, mais capaz de enfrentar os desafios do dia a dia e a acreditar mais em mim. Alinhar o coração com a nossa forma de estar. Só assim podemos inspirar os outros. Só assim podemos ser honestos connosco próprios de dentro para fora tal como o nome da empresa da Sandra. Assumir a liderança do nosso próprio destino. Mas a minha jornada refletiva sobre isto tudo ainda agora começou.
E como podemos transmitir isso ao mundo? Foi depois que aprendemos a escrever para comunicar com a Inês Cardoso, diretora-adjunta do Jornal de Notícias, e de quem sou fã desde sempre. As palavras da Inês inspiram qualquer pessoa. Há uma autenticidade naquilo que escreve que nos consegue agarrar a alma. Tal como ela disse “escrever é tirar as palavras de dentro para fora” e esta é uma das minhas dificuldades. Tive tantos anos afastada do jornalismo que agora estou enferrujada. As estratégias que nos ensinou para organizar o pensamento souberam a tao pouco!
O sucesso e a capacidade de trabalho de algumas pessoas, assusta muita gente e a falsa superioridade e a falta de humildade para respeitar o trabalho dos outros, é a maneira que essas pessoas encontram para reprimir esse sucesso. O esforço será sempre o caminho certo. Passaram dois meses desde ganhei coragem para criar este blog e isso foi um resultado destes quatro Encontros com Alma. A verdade é que já estava criado há anos, mas achava sempre que não era capaz. São poucos os que me acompanham, mas isso já não me desmotiva. Será através dele que procurarei a minha voz interior. Talvez um dia chegue lá! Ou não, e terei de aceitar isso e continuar… sou líder da minha própria vida e que a coragem é que me guia.
Quando é que sabemos que é o momento certo? É agora, é hoje!