Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

08 de Julho, 2019

A importância de limpar a pele

Dica da semana #1

Andreia Gonçalves

Limpar, desobstruir os poros e hidratar dão um aspeto saudável à pele e ainda protegem de danos como poluição, oleosidade e variações climáticas

A beleza começa pelo rosto e nada melhor que saber que para melhorar o aspeto da pele e da maquilhagem, basta lavá-lo. Limpar, desobstruir os poros e hidratar são passos fundamentais e dão aspeto saudável e ainda protegem de danos como poluição, oleosidade e variações climáticas.

Limpar a pele é muito importante, pois o acúmulo de sebo, sujidade e de “células mortas” na pele, facilitam o aparecimento de lesões de acne, contribuindo para a piora do quadro. O ideal é utilizar sabonetes adequados para a pele do rosto e com ativos que facilitem a remoção da oleosidade excessiva.

Devemos lavar o rosto apenas duas vezes por dia, pela manhã e à noite. Lavar em excesso prejudica a nossa pele e faz com que esta produza mais sebo para compensar a secura provocada pela limpeza em excesso, deixando o rosto com aspeto ainda mais gorduroso.  

Além disso, um rosto limpo e livre de resíduos de maquilhagem todos os dias é um passo essencial para todos os tipos de pele, mas especialmente importante para a pele oleosa, que evita a formação de acne.

Também é preciso escolher o produto para o tipo de pele. Nunca use o sabonete ou o gel de banho, prefira produtos específicos para seu tipo de pele que tratam enquanto limpam. No mercado, existem diversas variações; desde as indicadas para pele sensível, peles secas até as peles oleosas.

A temperatura da água também pode prejudicar a pele

Assim como nos cabelos, a pele do rosto também pode ser prejudicada pela temperatura da água. A água quente deixa a pele ressecada, o que estimula glândulas a produzir um excesso de óleo para reequilibrar a textura do rosto. O ideal é lavar o rosto em temperatura ambiente e secá-lo com toalha de forma delicada porque a fricção excessiva também estimula a oleosidade.

Além de cuidados diários, a pele precisa de tratamentos especiais como esfoliação, que deve ser feita semanalmente, e hidratações mais potentes, que retiram as células mortas e ajudam na renovação da pele. Este será um tema para um próximo post.

Limpar com sabões da Branquinha Cosmética Natural

É igualmente importante escolher produtos adequados, como produtos orgânicos e biológicos pois, entre muitos outros aspetos, estes produtos agem em simbiose com o metabolismo da pele, preservando o filme protetor natural da epiderme.

Um dos objetivos quando criei a marca Branquinha Cosmética Natural foi precisamente encontrar produtos eficazes, sem químicos desnecessários e com qualidades únicas que os cosméticos industriais não podem dar.

Estão disponíveis seis variantes de sabão natural, cada um deles contendo ingredientes 100% naturais, com propriedades adequadas a diferentes tipos de pele: sensível, oleosa, seca, normal. Os sabões podem ser igualmente usados no corpo. Há muitas pessoas que preferem sabão liquido por ser prático, mas pode passar o sabão na sua esponja e consegue o mesmo efeito de um gel de banho.

Apresento-vos aqui cada um deles para que possam escolher aquele que mais se adapta às vossas necessidades:

LAVANDA

Este sabão é combinado com três aromas: lavanda, erva príncipe e zimbro, aos quais se junta a argila verde que lhe dá a cor. Estes óleos essenciais são conhecidos pelas suas propriedades no combate à acne. A argila verde elimina toxinas e impurezas e favorece a renovação celular, sendo recomendada para peles normais e oleosas por ser muito eficaz a absorver o excesso de sebo.

BRANQUINHA

A cabra Branquinha que deu nome à marca é homenageada neste sabonete. O leite de cabra é um poderoso emoliente e muito suave para a nossa pele. Aromatizado com alecrim para lhe dar o cheiro rústico, contém ainda sementes de linho, que lhe confere a função esfoliante.

AMARGO DOCE

O aroma a eucalipto e laranja dá-nos uma sensação de amargo e doce ao mesmo tempo. Enquanto o eucalipto é purificante, a laranja é um excelente antioxidante. Este sabonete contém ainda mel, muito importante na hidratação da pele e argila amarela, indicada para peles oleosas e sensíveis.

CHEF

Elaborado a pensar no chef das nossas casas. Este sabonete retira os cheiros de alho e cebola das mãos com a ajuda do café moído e da combinação dos óleos essências de hortelã-pimenta, laranja e limão e ao mesmo tempo que as hidrata. 

ESTEVA

A esteva aromatiza os campos no verão, traz-nos à memória os passeios pedestres e o ar quente da terra. Esse aroma foi escolhido para este sabão, juntando uma pitada de lavanda e limão. É enriquecido com óleo de rosa mosqueta que, aliado ao poder do óleo de esteva no combate às rugas, torna este sabão único.

XISTO

O carvão vegetal ativado é conhecido desde a antiguidade pela sua extraordinária capacidade de adsorção, conferindo-lhe propriedades desintoxicantes. Promove uma limpeza profunda, controla a oleosidade e reduz o tamanho dos poros, tornando a pele mais iluminada. Aliado ao poder purificante do eucalipto, da hortelã-pimenta e da árvore do chá, este sabão vai deixar a sua pele perfeitamente limpa e macia.

Conheçam os meus produtos no facebook da Branquinha Cosmética Natural e sigam no instagram