Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

27 de Julho, 2021

Como ter uma rotina diária cuidados de rosto passo a passo

Todas desejamos ter uma pele bonita e saudável, mas arranjamos sempre a desculpa da falta de tempo.

Andreia Gonçalves

Sol, frio, maquilhagem, poluição, são só alguns dos fatores que diariamente afetam a nossa pele. Manter uma boa rotina de cuidados de rosto é essencial e para manter a pele perfeita não é preciso perder muito tempo. Tenho uma rotina diária de cuidados de rosto, que não é nada complicada.

Rotina da manhã

1 - Limpar a pele

A beleza começa pelo rosto e nada melhor para melhorar o aspeto da pele e da maquilhagem é lavá-lo. Limpar a pele é muito importante, pois o acúmulo de sebo, sujidade e de “células mortas” na pele, facilitam o aparecimento de inflamações como a acne. Vejam a importância de limpar a pele neste post. Os melhores produtos de limpeza que eu recomendo são dois: água + sabão. Simples assim!

2- Tonificar

Este passo é tão importante na nossa rotina diária e, ao mesmo tempo, tão desvalorizado. Para que serve o tónico? O tónico finaliza a limpeza da pele e deixa os poros livres para que os produtos que coloque a seguir consigam penetrar melhor. Por isso, tónico é indispensável no seu dia-a-dia porque prepara a pele para a dose de produtos que aplicam (hidratantes, séruns, máscaras e cremes de tratamento). A água floral é um subproduto obtido a partir do processo de destilação na extração dos óleos essenciais que contém uma percentagem de óleo essencial e outros elementos bioativos da planta. Uma das utilizações da água floral é como tónico.

3 – Hidratar e proteger

Produtos com emulsionantes naturais, com emolientes (óleos vegetais, por exemplo), produtos com lípidos com afinidade para a água, que forneçam ácidos gordos essenciais idênticos ao nosso metabolismo celular como extratos biológicos animais, vegetais, marinhos representam uma ótima opção para restaurar após a limpeza. No verão, opto por um que proporcione a proteção contra raios UV. Descobre o meu top 5 de protetores solares amigos da pele e do ambiente aqui. No fim, é só maquilhar.

Vê este vídeo onde mostro os meus cuidados de rosto:

Rotina de noite

1 - Desmaquilhar e limpar

Um rosto limpo e livre de resíduos de maquilhagem todos os dias é um passo essencial para todos os tipos de pele, mas especialmente importante para a pele oleosa, que evita a formação de acne. Há dois tipos de desmaquilhantes: água micelar e loções, indicado para pele mista e óleo desmaquilhante para pele seca e sensível. Mas, atenção, estes produtos não substituem a limpeza com água e sabão.

Nota: A temperatura da água também pode prejudicar a pele. Assim como nos cabelos, a pele do rosto também pode ser prejudicada pela temperatura da água. A água quente deixa a pele ressecada, o que estimula glândulas a produzir um excesso de óleo para reequilibrar a textura do rosto. O ideal é lavar o rosto em temperatura ambiente e secá-lo com toalha de forma delicada porque a fricção excessiva também estimula a oleosidade.

2- Tonificar

Uso novamente um tónico facial (água floral) é um passo importante para a rotina de beleza, porque hidrata, suaviza e prepara a pele para os cuidados seguintes.

3 – Hidratar

Aplico um creme de noite que, em comparação com os cremes de dia, costuma ser mais denso e nutritivo. Para a zona dos contornos dos olhos, opto por um creme de olhos especial!

Cuidados intensos da pele

Nutrir e hidratar a pele todos os dias

Outro produto essencial da rotina de beleza, especialmente para as mulheres com mais de 30 anos, é um sérum facial. É um produto que penetra na pele em profundidade e, além disso, proporciona efeitos duradouros. Ilumina e fortalece a pele, basta aplicar umas gostas na pele do rosto, pescoço e decote.

Esfoliação

A esfoliação é essencial para uma pele saudável. Remove as células mortas e outras impurezas que estão à superfície da pele. A esfoliação acelera a renovação celular, limpa a pele em profundidade e liberta-a de células mortas, deixando-a pronta para ser hidratada, nutrida. Vê a importância da esfoliação aqui

Além de cuidados diários, a pele precisa de tratamentos especiais como esfoliação, que deve ser feita semanalmente, e hidratações mais potentes, como as máscaras que retiram as células mortas e ajudam na renovação da pele. Lê mais sobre os benefícios da máscara facial aqui

Vê como é simples fazer uma máscara facial com argila:

Ter uma boa rotina de cuidados de rosto poupa-nos anos de vida! É verdade que o brilho da nossa pele depende muito de como nos cuidados por dentro, mas também é verdade que temos de tratar dela porque está exposta ao mundo exterior.

Se cumprires à risca este ritual, tenho a certeza que vai sentir os efeitos positos dentro de pouco tempo. Não vejas esta rotina como uma perda de tempo, mas sim como um investimento a longo prazo numa pele saudável, luminosa e com bom aspeto!

 

Catálogo da Branquinha Cosmética Natural disponível aqui: https://bit.ly/3adLvRZ

Segue a minha marca no facebook e no instagram em @branquinhacosmeticanatural

Segue as minhas dicas de cosmética natural no facebook e no instagram @diariodeumaalquimista 

brevemente em www.diariodeumaalquimista.pt

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.