Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

03 de Março, 2021

Creme de chocolate negro com avelã (nutella caseira)

Da horta ao prato

Andreia Gonçalves

Esta receita de creme de chocolate negro com avelã é uma alternativa saudável aos toppings industrializados do supermercado para os mais gulosos e viciados em chocolate, como eu - uma “nutella caseira”.

O chocolate negro e avelã são dois ingredientes que assim de repente não têm nada em comum, mas deixem-me que vos diga que são a combinação perfeita para quem procura uma verdadeira fonte de saúde e…gulodice, claro!

Alivia o stress, dá-nos energia e é bom para o coração, o chocolate negro é rico em antioxidantes, que nos ajudam a controlar o peso, o apetite e o colesterol. Tudo concentrado num só quadrado!

As avelãs, por sua vez, contribuem para a manutenção da massa muscular, os seus níveis elevados de magnésio podem ajudar na manutenção e crescimento de músculos saudáveis, ajuda a reconstruir o tecido muscular, enquanto o cálcio evita a fadiga muscular, cãibras e dor.

Curiosidade: Um dos nutrientes presentes na avelã é o ácido fólico, essencial na gravidez. A falta desta vitamina nas grávidas pode causar uma má formação do tubo neural dos bebés, o sistema nervoso primitivo do feto.

Depois de algumas pesquisas, apercebi-me que estes dois alimentos têm muitos benefícios em comum e resolvi resumir tudo numa só lista:

5 BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE NEGRO E DA AVELÃ:

PROTEGEM O CORAÇÃO

Ambos têm alto teor de gordura que ajudam a aumentar a aumentar as taxas de HDL (bom colesterol) ao mesmo tempo que diminui os níveis de LDL (mau colesterol), o que faz reduzir a pressão arterial, contribuindo para proteger o coração contra a obstrução das artérias.

AUMENTA A SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR

A avelã é rica em vitamina B6, responsável por estimular a produção de serotonina, melatonina e adrenalina, tal como o chocolate negro que estimula a libertação de serotonina, a hormona da felicidade, que se traduz no aumento da sensação de bem-estar, melhora a disposição e o humor.

RICOS EM ANTIOXIDANTES

Tanto o chocolate negro, como a avelã são uma fonte de antioxidantes: os flavonoides, por exemplo, ajudam a controlar as variações do açúcar no sangue, melhoram a circulação e favorecem a saúde cerebral. Além disso, estes antioxidantes bloqueiam os radicais livres, que também contribuem para retardam o envelhecimento celular. A acrescentar a isto, a avelã tem ainda vitamina E, essencial quando se trata de combater os sinais de envelhecimento (rugas e manchas escuras), bem como danos causados ​​pelo sol.

AUXILIA NO CONTROLO DE PESO

Com um alto teor de calorias e gorduras, o chocolate e a avelã ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, aumentando a sensação de saciedade. Assim, sentimo-nos satisfeitos durante um maior período de tempo, evitando assim a ingestão de outras gordices.

Não te esqueças que, como em tudo, é preciso equilíbrio: o chocolate negro é calórico e rico em gorduras, por isso, apesar da tentação ser maior, não devemos abusar na quantidade se quisermos ter benefícios! 30 gr por dia de chocolate negro com 70% de teor de cacau.

FONTE DE ENERGIA

As avelãs e o chocolate negro são muito ricos em energia, por terem na sua composição uma grande percentagem em ácidos gordos. Para praticantes de desporto, uma porção de avelãs é considerado um bom lanche pós-treino.

Podemos usar como topping em panquecas, crepes, queques, em bolachas ou no pão. Há mil e uma ideias para comer este creme de chocolate negro e avelã ou nutella caseira (pst: eu como à colher, xiuu não digam a ninguém)

O meu creme de chocolate negro e avelãs tem a vantagem de não ter componentes não saudáveis. Para fazer esta receita precisas apenas de dois ingredientes e um utensílio. Não acreditam? Ora vejam:

INGREDIENTES:

200 gr de avelãs

1 tablete de chocolate negro ou cacau em pó

PREPARAÇÃO:

Coloca as avelãs num tabuleiro para irem ao forno torrar durante 10 minutos.

Um truque: para que a casca saia mais facilmente, envolve-as num pano assim que as tirares do forno e esfrega-as. Vais ver que facilita o trabalho! (podes optar por comprar avelãs sem pele).

Põe as avelãs no processador na potência máxima. Daí a uns minutos vais começar a ver as avelãs a transformarem-se em creme. Depois é só juntar o chocolate negro derretido ou o cacau em pó (eu vou provando e ajustando a quantidade ao meu gosto).

                        

E é só isto. Agora é só colocares em frascos de vidro e guardar.

E tu, ficaste com vontade de provar este creme de barrar?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.