Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

10 de Março, 2021

Cuidados de rosto: para que serve o tónico?

Dicas para uma pele bonita e saudável com ingredientes naturais

Andreia Gonçalves

Qual é a função do tónico na nossa rotina diária de cuidados de rosto? Vou explicar-vos como este passo é tão importante na nossa rotina diária de cuidados de rosto e, ao mesmo tempo, tão desvalorizado.

Os cuidados de beleza da nossa pele começam com a limpeza. Um rosto limpo e livre de resíduos de maquilhagem todos os dias é um passo essencial para todos os tipos de pele, tal como já falei aqui. Mas ao limpar a pele também eliminamos o nosso filme hidrolípidico. É aqui que entra o tónico.

A superfície da nossa pele é coberta por um filme hidrolipídico, que nos protege das agressões do meio externo, da desidratação e é constituído por uma mistura proveniente do suor e da secreção sebácea. É este filme hidrolipídico que determina o nosso tipo de pele, pois quando tem lípidos em excesso temos uma pele oleosa, quando tem menos torna a pele mais seca.

O filme hidrolipídico tem um PH ácido, por volta de 5-6, que cumpre a função protetora, pois inibe o desenvolvimento de bactérias e fungos existentes na pele. Quando limpamos a pele (com desmaquilhantes, leites ou águas micelares), os produtos de limpeza deixam a pele com um pH mais elevado, à volta do número 7. Este PH é permite desenvolvimento de bactérias, obstrução dos poros, favorecendo por exemplo o envelhecimento precoce.  O que o tónico vai fazer é baixar novamente o PH da nossa pele para os 5-6 para que a sua barreira protetora continue forte.

O tónico finaliza a limpeza da pele e deixa os poros livres para que os produtos que coloque a seguir consigam penetrar melhor. Por isso, tónico é indispensável no seu dia-a-dia porque prepara a pele para a dose de produtos que aplicam (hidratantes, séruns, máscaras e cremes de tratamento).

COMO USAR O TÓNICO?

Não é nada de muito complicado e é capaz de ser a etapa mais simples da sua rotina de limpeza. Há quem diga que o tónico deve ser usado não só ao fim do dia, mas também de manhã para repor o pH que se perde durante a noite. Mas se, pelo menos, o aplicar à noite depois da limpeza diária, já está no caminho certo.

Como usar? É simples: depois da limpeza feita e do rosto bem limpo e seco, basta humedecer um disco de algodão com tónico e aplicar com leves batidas no rosto e deixar secar naturalmente. Sem esfregar. Depois é só aplicar um hidratante, sérum e protetor solar (no caso de ser de manhã).

COMO ESCOLHER O TÓNICO MAIS ADEQUADO?

O tónico constitui um elemento essencial na rotina de cuidados com a pele e a escolha correta consoante o tipo de pele é fundamental para conseguir os benefícios deste passo da rotina diária de cuidados de rosto. Embora muitos tónicos funcionem bem em diferentes tipos de pele, devemos sempre escolher um produto que corresponda às nossas preocupações.

Para uma pele sensível ou reativa um tónico com ingredientes ativos adstringentes não serão a melhor opção, pois irão tornar a pele mais seca, por outro lado, são adequados para peles oleosas ou com acne. Um tónico cujo ingrediente ativo tem como função estimular a renovação celular será perfeito para pele seca ou madura.

A minha sugestão para tónicos faciais são as águas florais. A água floral é um subproduto obtido a partir do processo de destilação na extração dos óleos essenciais que contém uma percentagem de óleo essencial e outros elementos bioativos da planta. Uma das utilizações da água floral é como tónico.

O tónico facial (água floral) é um passo importante para a rotina de beleza, porque hidrata, suaviza e prepara a pele para os cuidados seguintes.

Apresento aqui o meu top favorito de águas florais para cada tipo de pele:

ÁGUA FLORAL DE ESTEVA 

Esta água floral é indicada para peles maduras e reativas. O óleo essencial de esteva é conhecido pela sua capacidade regeneradora da pele e por isso indicado para combater o envelhecimento.

ÁGUA FLORAL DE LAVANDA

A lavanda é conhecida por ser antisséptica, analgésica e cicatrizante, tornando esta água floral um excelente tónico para peles oleosas com acne. Acalma a pele irritada e sensível.

ÁGUA FLORAL DE EUCALIPTO

Tónico da pele, especialmente indicado para peles oleosas ou mistas com tendência a acne. Reafirma peles flácidas, trata peles inflamadas e com prurido. Esta água floral é purificante e utilizada em peles com problemas, pele irritada.

ÁGUA FLORAL DE FLOR DE LARANJEIRA

Com um aroma floral, este hidrolato refresca, regenera e acalma a pele; é particularmente adequado para a pele seca.

Catálogo da Branquinha Cosmética Natural disponível aqui: https://bit.ly/3adLvRZ

Segue marca no facebook ou no instagram em @branquinhacosmeticanatural

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.