Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

13 de Dezembro, 2020

Dia 13: comprar local. Mas só no Natal?

O calendário do advento da alquimista

Andreia Gonçalves

Todos os anos oiço campanhas em todo lado para comprar local, para ajudar os pequenos produtores, para comprar produtos da nossa terra. São uma espécie de desgraçadinhos e coitadinhos e como o Natal é cheio de solidariedade e sentimentos bonitos, inicia-se uma campanha em massa a esta classe. Acho louvável, nada contra, mas a questão que eu coloco é: e no resto do ano?

Tenho uma novidade: o comércio local está sempre no mesmo sítio, durante todo o ano, com valores como proximidade, autenticidade, qualidade, serviço personalizado.

É o único sítio onde o dono da loja nos trata pelo nome, têm produtos que muitas vezes não existe em mais lado nenhum, anima e dinamiza os centros urbanos de uma vila ou cidade, gera emprego e faz com que o dinheiro fique nos locais, já pensaram nisso? É um tipo de comércio consciente, mais sustentável e que contribui para a redução da pegada de carbono.

Acredito em equilíbrios e que há espaço para todos. E não nego que gosto das lojas de fast-fashion, por exemplo. E quando compro numa loja local ou na boutique c não é com aquele sentimento “ah e tal temos de ajudar”. Compro porque gosto. Simples.