Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

11 de Maio, 2020

Dica#1 para uma vida mais sustentável

Andreia Gonçalves

20200510_161534.jpg

Quem já se habituou a usar sacos de pano para as frutas e legumes em vez dos tradicionais sacos de plástico? Resgatei estes sacos de pano que andavam perdidos cá em casa e lembrei-me de os juntar aos outros nas idas ao supermercado. É como em tudo: primeiro uma pessoa esquece-se, depois passa a ter os sacos no carro e por fim começa a fazer parte da rotina. Claro que é mais fácil usar aqueles que estão no dispensador e até são gratuitos, mas usamos plástico a mais, não acham? Mesmo que volte a usar esses sacos (prática comum, no meu caso), a verdade é que com este gesto livrei-me de dezenas deles que se iam acumulando na despensa. O plástico dá muito jeito em determinadas situações, não sou fundamentalista, nem vou iniciar uma caça às bruxas, nem vou condenar ninguém à fogueira. Eu continuo a usar plástico que pode ser reutilizável. Sim, o plástico tem vantagens, a questão está na quantidade, na maneira como o reutilizamos ou reciclamos. Na maioria das vezes podemos substituí-lo por outras alternativas, como, neste caso, o pano!

São pequenos gestos que contribuem para um bem maior e está na consciência de cada um optar por ter atitude mais ou menos ecológica. Tudo começa por algum lado e as mudanças não acontecem de um dia para o outro, e nem toda a gente as entende da mesma forma, nem muda ao mesmo tempo. Cada um tem o seu ritmo e há que saber respeitar. Cabe-nos também o papel de educar, sensibilizar e ajudar os outros a mudar.

Tenho a certeza que todas têm destes sacos aí por casa, por isso desafio-vos a darem-lhe uma nova vida!

(Ps: peço desculpa às operadoras de caixa do supermercado que frequento que têm de tirar os produtos dentro do saco para pesar, mas é por uma boa causa!)