Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

12 de Maio, 2021

Dicas para evitar os efeitos negativos da corrida

Sabias que a corrida acelera o envelhecimento precoce?

Andreia Gonçalves

A corrida envelhece, provoca flacidez e contribui para o envelhecimento precoce.

O processo de envelhecimento é evolutivo e depende de fatores intrínsecos (cronológicos) – que não podemos controlar - e extrínsecos que envolvem tipo de alimentação, ritmo de vida, atividade física, exposição solar, qualidade do sono, entre outros. Ou seja, envelhecimento precoce é causado, principalmente, por hábitos de vida ou fatores externos que induzem a produção de radicais livres.

Quanto maior for a intensidade do exercício, maior será o consumo de oxigénio, aumentando a produção de radicais livres, essenciais ao funcionamento do organismo, mas que quando estão em excesso, atacam células saudáveis, atuando como um agente oxidante. Tanto as corridas curtas – entre 5 km e 10 km – como nas maratonas (acima de 15 km), gera um fluxo sanguíneo maior nos músculos – parte do corpo mais utilizada durante a corrida -, além de uma hipoxia temporária (baixo teor de oxigénio) em tecidos menos irrigados, como o rosto, por exemplo, o que favorece a formação de oxigénio reativoradicais livres.

Porém, a prática de exercício físico, como a corrida, também aumenta a produção de antioxidantes – que lutam contra os radicais livres – é como se equilibrasse a balança. A quantidade de agentes oxidantes e antioxidantes deve estar sempre em equilíbrio. O desequilíbrio nesta balança é que provoca o envelhecimento precoce

Os radicais livres são responsáveis são responsáveis por destruir as fibras de colagénio e elastina existentes na nossa pele, dando origem à falta de firmeza e ao aparecimento de rugas. A pele é um órgão só, logo os radicais livres vão atingir todas as partes do corpo, por isso, o envelhecimento é global.

Uma boa preparação sob orientação de um profissional é fundamental para combater o excesso oxidativo (pela produção excessiva de radicais livres). Uma alimentação rica em alimentos antioxidantes também pode ser um aliado para evitarmos o envelhecimento precoce.

A corrida ao ar livre aumenta a exposição a raios ultravioleta, contribuindo para o envelhecimento precoce, como explico aqui, que causa, principalmente, manchas na pele, além de contribuir para os primeiros sinais de envelhecimento precoce, destruindo proteínas como colágeno e elastina.

Os radicais livres atacam a pele, aumentando a degradação das fibras de colagénio e elastina, ácido hialurónico, provocando perda de firmeza, elasticidade e densidade cutânea, ou seja, são responsáveis pela flacidez da pele.

Resumindo,

É VERDADE: a corrida sem orientação e em excesso envelhece.

MAS

O exercício aeróbico, como a corrida é fundamental para proteger o sistema cardiovascular. A corrida é o exercício mais indicado para perda calórica e para a manutenção de massa óssea.

Quando praticada de forma equilibrada, a corrida é uma ótima arma para a celulite e as varizes. A corrida contribui para ativar o fluxo sanguíneo e linfático, combatendo a pele casca de laranja nas coxas e nos glúteos.

OS MEUS SEGREDOS:

  1. EQUILIBRAR A BALANÇA:

Cuidar de mim de dentro para fora, é uma das minhas filosofias.

Tento ter uma alimentação equilibrada. Não sigo nenhuma dieta alimentar da moda, não sou fundamentalista, mas escolho os alimentos que vou comer. Sou fã de equilíbrios e vou beber um pouco a cada tipo de alimentação para criar o meu. Não conto calorias que ingiro, o que conto é com a qualidade! 

Saber equilibrar a quantidade de produção de radicais livres (excesso de treinos) com alimentação rica em antioxidantes. Ter acompanhamento para saber dosar os treinos, a alimentação e o descanso para evitar um desequilíbrio.

A prática de exercício físico tem um efeito positivo para o organismo que, acompanhada por uma alimentação saudável eliminar hábitos nocivos, ter uma boa noite de sono, hidratação, usar proteção solar garante uma maior produção de defesas antioxidantes.

 

  1. DEFINE UMA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE

A disciplina exigida para a prática de exercícios físicos facilita para a inclusão de uma rotina de cuidados com a pele. E não é preciso muitos produtos para retardar estes efeitos negativos. 

Uma boa rotina de cuidados de rosto: limpar, tonificaresfoliar e hidratar. De manhã uso protetor solar e à noite uso sérum reafirmante. Faço uma esfoliação de quinze em quinze dias e máscara facial de argila para dar aquele boost de hidratação. Quanto aos seios, de modo a não perderem firmeza, o uso de um bom soutien desportivo apropriado para o alto impacto e com boa sustentação.

Além da limpeza, tonificação, é muito importante hidratar! A transpiração gera desidratação e por isso é muito importante devolver os ativos hidratantes à nossa pele, antes e depois do exercício físico.

A percentagem de água na superfície da nossa pele deve estar entre 10-15%.  Devemos utilizar produtos cosméticos adequados para restabelecer a superfície da pele e evitar a evaporação da água da superfície da pele. Por exemplo, a glicerina não deve ser usada isolada, pois retira a água da pele. O mesmo acontece com produtos à base de hidrocarbonetos como a vaselina que quando usados quotidianamente podem irritar a pele, tornando-a descamativa.

Produtos com emulsionantes naturais, com emolientes (óleos vegetais, por exemplo), produtos com lípidos com afinidade para a água, que forneçam ácidos gordos essenciais idênticos ao nosso metabolismo celular como extratos biológicos animais, vegetais, marinhos representam uma ótima opção para restaurar uma pele desidratada.

Para cuidar da pele desidratada e evitar a instalação ou agravamento dos sintomas é essencial adotar-se certos cuidados diários:

- Desmaquilhar com suavidade, para não agredir a epiderme;

- Evitar uso de detergentes com elevados teores de tensioativos, demasiado desengordurantes;

- Aplicar diariamente um cuidado hidratante para manter uma taxa de hidratação adequada, restaurar a função de barreira da camada córnea e proteger a pele dos raios UV.

Além de filtro solar e acessórios como bonés e viseiras, usar roupas adequadas, existem alguns tecidos com fator de proteção solar, que não são peças essenciais, mas que pode ser útil;

Resumindo, optar por um cuidado diário com proteção solar, selecionar a textura em função do tipo de pele, de estação do ano ou ambiente é a melhor estratégia para proteger a pele do envelhecimento precoce.

Para quem quer potenciar a recuperação pós-exercício pode recorrer a vitamina c que é um excelente antioxidante, capaz de reduzir a produção de radicais livres, além de ser um agente clareador das manchas de pele.

Tal como reafirmantes devido à quebra das proteínas – e usar produtos que atuem nas camadas mais profundas da pele – como ácido hialurónico.

CORRER OU NÃO CORRER?

A corrida, tal como outra atividade física, traz energia, resistência, melhora o sistema cardiovascular, reduz o colesterol, aumenta a imunidade. O exercício físico moderado ajuda a prevenir doenças como a hipertensão, osteoporose e a depressão. Os benefícios são mais que muitos como podes ler aqui

Se queres começar a correr procura um profissional que te ajude a orientar os treinos, tenta manter uma alimentação saudável e nunca te esqueças que o descanso é tao importante como um treino!

Correr ou fazer qualquer outro tipo de exercício físico não acelera o envelhecimento, pelo contrário, ajuda a envelhecer bem.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.