Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

24 de Fevereiro, 2021

Esfoliar: para que serve e como fazer

A esfoliação faz parte da tua rotina de cuidados de rosto ou corpo semanal?

Andreia Gonçalves

Quando falamos em esfoliação ficamos com a sensação que é um tratamento muito complicado e que só se faz em clínicas de beleza. Vou demonstrar como é um ritual simples e muito importante nos nossos cuidados da pele.

 

Limpar, tonificar e hidratar são três passos fundamentais na rotina diária para manter a pele saudável e jovem por mais tempo. E depois existem mais dois rituais semanais: esfoliar e aplicar uma máscara de recuperação. 

As células renovam-se constantemente, movimentando-se das camadas inferiores para as superiores, de forma a substituir as células mortas que se vão acumulando à superfície. Se não removermos essas células, estamos a impedir que a pele “respire”, obstruindo os poros e dando à pele um aspeto baço.

A esfoliação é essencial para uma pele saudável. Remove as células mortas e outras impurezas que estão à superfície da pele. A esfoliação acelera a renovação celular, limpa a pele em profundidade e liberta-a de células mortas, deixando-a pronta para ser hidratada. Se impedirmos que a pele respire, não há hidratante ou outro tratamento que resulte! 

PORQUE DEVEMOS ESFOLIAR A PELE?

- Ao deixarmos respirar a pele, melhoramos a absorção dos cremes, potenciando a sua ação;

- Evita poros obstruídos que conduzem aos pontos negros e borbulhas;

- Melhora a aparência da pele, tornando-a mais lisa, luminosa, macia e uniforme;

- Diminui as manchas na pele. 

COM QUE FREQUÊNCIA DEVEMOS ESFOLIAR A PELE?

A frequência de esfoliação depende do tipo de pele. No caso de uma pele sensível, a esfoliação deve ser feita como menos frequência. Geralmente, quanto mais abrasiva for a esfoliação, menor a frequência com que a deve efetuar. Devemos ter em atenção para não esfoliar em excesso, pois pode deixar a pele vermelha e irritada.

DICA: esfoliar o corpo antes de apanhar sol vai ajudar a potenciar o bronzeado no verão!

QUE TIPOS DE ESFOLIANTE EXISTEM?

Os esfoliantes mecânicos mais conhecidos são produtos cosméticos compostos por pequenos grânulos como caroço de azeitona ou grainhas de morango, por exemplo, luvas de banho esfoliantes ou esponjas, como a esponja konjac.

COMO FAZER UMA ESFOLIAÇÃO NO ROSTO – PASSO A PASSO

1. Com a pele molhada é só aplicar em movimentos circulares, com pressão moderada e de forma homogénea e com mais pressão na zona T, no caso do rosto, e em áreas ásperas como joelhos, cotovelos e calcanhares, no corpo

2. Em seguida, remove o esfoliante com água;

3. Depois é só hidratar e, muito importante, usar protetor solar em todas as estações do ano!

Eu opto por usar diariamente a esponja konjac com o sabão, assim faço limpeza e uma ligeira esfoliação num só gesto.

Depois, quinzenalmente, faço uma esfoliação, usando um creme de limpeza elaborado com ingredientes 100% naturais, enriquecido com óleo de coco e manteiga de karité, ao qual junto caroço de azeitona moído e algumas gotas de óleo essencial de lavanda e de camomila. 

DICA: Esfoliar a pele com regularidade é essencial para que quando aplicares maquilhagem, por exemplo, esta fique impecável e dure muito mais tempo! Para além disso, qualquer produto de beleza que apliques será muito mais eficaz!  

Catálogo da Branquinha Cosmética Natural disponível aqui: https://bit.ly/3adLvRZ

Segue a marca no facebook ou no instagram em @branquinhacosmeticanatural

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.