Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

08 de Setembro, 2020

“Eu quero é bolo finto"

Andreia Gonçalves

Conhecem este bolo? Chama-se bolo finto e tem uma história. Onde nasci (e moro), era um bolo que se oferecia uma semana antes do casamento. Isto porque, os casamentos antigamente eram caseiros, fazia-se tudo em casa. Os convidados, familiares e os padrinhos contribuíam com ingredientes necessários à confeção da boda (casamento), como ovos, galinhas e outras carnes, arroz, massa.... Em troca, os noivos, e em sinal de agradecimento pelo contributo, ofereciam este bolo aos convidados. Hoje em dia, os casamentos já não se fazem desta forma, mas a tradição dos noivos oferecerem um bolo finto aos convidados ainda se mantém. Eu já cumpri a minha parte!

Assim, quando ouvir dizer “eu quero é bolo finto”, significa que quer casamento! É um bolo bastante simples, elaborado à base de ovos, farinha, açúcar e aguardente. É amassado durante horas, à mão, e fica a levedar. Quando está finto, a massa é tendida como o pão e cozido em forno de lenha.  Há ainda uma curiosidade associada ao bolo finto: para não se pegar a massa ao fundo do forno, e também para não se queimar a base do bolo, colocava-se uma folha de couve por baixo. Se o virarem ainda conseguem ver os restos da couve! É um bolo que se come no dia, bem fofinho, ou nos dias seguintes torrado com manteiga, com aquele açúcar de cima derretido…uma pequena maravilha!

Deixo aqui uma receita deste bolo tradicional de Proença-a-Nova, retirada do site do Município.

Ingredientes:

Farinha de trigo

6 ovos por cada quilo de farinha

250 gr de açúcar por cada quilo de farinha

Fermento e azeite

Aguardente

Modo de fazer: Amassar bem todos os ingredientes é a operação mais demorada, que pode estender-se por horas. Quando estão bem amassados, coloca-se a masseira junto ao lume ou coberta com mantas, para a massa levedar bem. Quando finta, são tendidos como o pão e cozidos em forno a lenha.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.