Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

05 de Outubro, 2020

Lasanha sem massa e com molho bechamel a fingir

da horta ao prato

Andreia Gonçalves

Vou revelar um segredo: não gosto de cozinhar. Muita gente diz que cozinhar ajudar a relaxar, no meu caso, ajuda-me a stressar! Mas gosto de comer bem, de forma equilibrada e estou sempre à procura de alternativas mais saudáveis nos pratos que gosto.

Hoje partilho convosco a minha lasanha sem massa e com molho bechamel a fingir, que além de ser uma alternativa menos pesada, pode ser facilmente adaptada. E tenho a certeza que mesmo aqueles que torcem o nariz à mudança nem vão notar a diferença.

Ingredientes

Para o molho bechamel a fingir:

1 couve-flor

200 ml leite ou bebida vegetal

Noz moscada

Pimenta

Sal

Natas vegetais (opcional)

Para o recheio:

500 gr de carne picada (usei de vaca, mas pode ser substituída por seitan, por exemplo)

2 tomates

1 cebola

2 cenouras

Pimento verde e vermelho (opcional)

2 Curgetes

Como fazer:

Corta a curgete em fatias e coloca-as no forno uns minutos para ajudar a secar o excesso de água. Coze a couve-flor no leite até ficar bem cozida. Faz um refogado com a cebola, alho e pedacinhos de pimento verde e vermelho. Acrescenta a carne, os temperos e um pouco de vinho branco e tapa o tacho. Depois de a carne estar meia acastanhada, acrescenta o tomate picado e a cenoura e deixa cozinhar, mexendo de vez em quando.

Escorre a couve flor já cozida e tritura-a, temperando-a com a noz-moscada, pimenta e um pouco de natas vegetais (eu usei um pouco para dar mais cremosidade ao gratinado, mas é opcional). Agora é só montar a lasanha, colocando uma camada de curgete, carne, molho de couve flor. No cimo, eu coloquei um pouco de queijo mozarela e levei ao forno a gratinar!

Espero que gostem. Boas alquimias!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.