Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

24 de Março, 2021

Máscaras faciais: os benefícios da argila para a pele

Para que servem, como e quando usar. Todas as respostas aqui.

Andreia Gonçalves

As máscaras faciais oferecem hidratação, limpeza e vitalidade à tua pele. Descobre aqui todos os benefícios das máscaras e da argila.

O stress do dia-a-dia, a má alimentação, as preocupações, a maquilhagem, a poluição, o sol, o frio, os ventos representam todo um conjunto de fatores internos e externos tornam a pele do nosso rosto baça, desidratada e sem vida.

Além de cuidados diários, como a limpeza, a tonificação e a hidratação, a pele precisa de tratamentos especiais como esfoliação, que deve ser feita semanalmente, e hidratações mais potentes, como as máscaras que retiram as células mortas e ajudam na renovação da pele.  Estes são os passos essenciais para mantermos o nosso rosto luminoso, cuidado e com aspeto saudável e bonito.

Ao contrário dos cremes ou dos séruns, as máscaras não são absorvidas, mas ficam à superfície da pele. Enquanto os restantes produtos tratam interiormente, uma máscara de argila repõe os nutrientes à superfície.

Por serem produtos puros, as argilas não degradam o meio ambiente.

BENEFÍCIOS DAS ARGILAS

As argilas são minerais provenientes de rochas e ricas em elementos químicos semelhantes aos do corpo humano, como cálcio e ferro, elas têm propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e desintoxicantes e servem para muitas aplicações. São eficazes no tratamento de inflamações, edemas e inchaços e permitem a eliminação de toxinas presentes na pele.

Hidratar, desintoxicar, aumentar a circulação sanguínea e repor os nutrientes são apenas alguns dos benefícios que a argila proporciona.

É a concentração de determinados minerais na argila que lhe confere qualidades especiais que a tornam muito utilizadas em tratamentos de beleza quer no rosto, quer no corpo para eliminar celulite e gordura localizada, desobstruir poros, eliminar toxinas, regular a produção sebácea, além de atuar como desodorizante, antirreumático, entre outros efeitos medicinais. Atua como tonificante corporal e auxilia na drenagem linfática quando aplicada em compressas. Nos cabelos, possui propriedades anti seborreicas e é usada na eliminação de impurezas.

Algumas das propriedades das argilas são:

ABSORÇÃO

Adquire plasticidade - facilidade de ser moldada, quando misturada com água.

LIBERAÇÃO

Tem facilidade para liberar elementos ativos que fazem parte de sua constituição.

ADSORÇÃO

Consiste num processo físico-químico pela qual as argilas deixam passar moléculas e partículas microscópicas do meio ambiente com o intuito de deslizarem para o interior da pele; este processo é muito útil na fixação de toxinas presentes no organismo para uma posterior eliminação das mesmas.

 

COMO FAZER UMA MÁSCARA DE ARGILA

Basta tirar uns minutos uma vez por semana ou até de quinze em quinze dias. Além disso, uma pele saudável irá potenciar o efeito dos produtos que aplicamos diariamente.

As máscaras de argila são muito fáceis de usar:  colocar, esperar e lavar. E independentemente do tipo de máscara a usar, o step-by-step é sempre o mesmo.

Para fazer uma máscara de argila basta:

Antes de aplicar a máscara, o rosto deve estar devidamente limpo e esfoliado. Podes ainda usar uma toalha quente e deixá-la repousar uns minutos no rosto para abrir os poros. Em seguida, aplique a máscara por todo o rosto. Deixar secar e depois é só retirar com água tépida. É importante aplicar um tónico e, por fim, um hidratante.

COMO ESCOLHER A ARGILA ADEQUADA

O uso de uma máscara torna-se assim uma das etapas obrigatórias de uma boa rotina de cuidados de pele. O truque passa por saber escolher a certa e como a usar devidamente. Há argilas para todos os problemas que pode imaginar — pele seca, desidratada, com acne, oleosa, para rejuvenescer, para manchas…

Cada tipo de argila apresenta uma composição de minerais diferentes e é essa composição de inúmeros componentes que confere às argilas diversas colorações. Podem ser encontradas argilas verdes, vermelhas, rosas, brancas, pretas, roxas, amarelas, cremes e marrons - cada uma com uma finalidade específica.

Aqui ficam alguns exemplos de argilas e as respetivas propriedades:

QUANDO DEVEMOS USAR AS MÁSCARAS FACIAIS?

Uma vez por semana é quanto basta. O domingo à noite é o dia ideal porque, além de relaxar e desintoxicar a pele de todas as agressões que sofreu durante a semana, está a prepará-la para a semana que virá.

Catálogo da Branquinha Cosmética Natural disponível aqui: https://bit.ly/3adLvRZ

Segue marca no facebook ou no instagram em @branquinhacosmeticanatural

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.