Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

12 de Janeiro, 2021

O dramalhão do frio

Episódio 1

Andreia Gonçalves

 

Manta, lençóis térmicos, édredon, pijama polar, meias de lã, gorro, luvas, cachecol com três voltas, quispo de penas, camisolas térmicas, meia calça até ao umbigo - este é o cenário por estes dias. Parecemos umas chouriças bem apertadinhas, noutros casos o boneco insuflado dos pneus Michelin ou uma cebola com várias camadas!

E mesmo com esta camada toda de roupa sentimos frio. Costumo dizer que parece que ele se instala nos ossos e não há volta a dar. Mas quem sofre mesmo com as temperaturas baixas é a nossa pele. A pele fica seca, baça, áspera e começa a ficar vermelha e muito desconfortável. Muitas vezes aparecem pequenas feridas e cortes nos lábios que são dolorosos. 

 

Quando está frio os nossos vasos sanguíneos contraem-se (vasoconstrição), diminuindo a produção de sebo cutâneo.

Hidratar é a palavra de ordem para fazer face ao drama das temperaturas baixas.

Devemos evitar banhos prolongados com água muito quente (embora saibam muito bem) e utilizar produtos de higiene com tensioactivos suaves, que preservem o filme hidrolipídico da pele - é uma espécie de camada protetora da pele e que evita a entrada de agentes nocisos ao nosso organismo.

É aqui que devemos fazer uma boa escolha dos produtos a usar.

Os produtos cosméticos com ingredientes naturais agem em simbiose com o metabolismo da pele, preservando o filme protector natural da epiderme (filme hidrolipídico), por isso, vão conseguir restaurar esta camada na perfeição. Ao contrário, os produtos cosméticos tradiconais contêm conservantes, corantes, produtos sintéticos, perfumantes, óleos minerais que nos dão uma sensação agradável à primeira vista, mas que, na verdade, criam um filtro impenetrável na pele, impedindo a desintoxicação e a respiração da pele. Já para não falar que um cosmético biológico pode conter até 30% de princípios activos, enquanto que o cosmético químico não contém mais do que 1%...

É muito importante aplicar um creme hidratante no rosto e no corpo, sem esquecer aos mãos que estão mais expostas e os lábios para prevenir o cieiro. Destaco dois produtos sem quais não passo nesta saga de temperaturas baixas:

BÁLSAMO PROPOLIS&GELEIA REAL

Este bálsamo é ideal para revitalizar os lábios, acalma e suaviza a pele e ajuda a manter a hidratação por mais tempo. Contem própolis e geleia real com alto poder cicatrizante, suavizante, calmante.

BÁLSAMO LABIAL

Os lábios nunca devem ser esquecidos: aplicar regularmente um bálsamo hidratante para prevenir o cieiro. 100% naturais, muito nutritivos e com sabores agradáveis. Elaborados com azeite, cera de abelha, óleo de coco e manteiga de cacau. Disponível nos aromas: simples, amora silvestre, cereja, menta, limão-baunilha, cacau-laranja.

Para conhecerem melhor estes dois produtos visitem a página da Branquinha Cosmética Natural e nos links dos títulos encontram o catálogo de produtos completo da marca.

Vestimos as luvas quando saímos de casa, mas ainda não chegámos ao carro e já as tiramos três vezes: para fechar a porta com a chave, para atender tocar no telemóvel, para procurar as chaves do carro! Quem nunca?  

Não percam o próximo episódio deste "Dramalhão do frio"! 

 

Segue-me no facebook ou no instagram em @diariodeumaalquimista

Se gostaste, partilha com a tag #diariodeumaalquimista

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.