Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

13 de Janeiro, 2021

O dramalhão do frio

Episódio 2

Andreia Gonçalves

Vestimos as luvas quando saímos de casa, mas ainda não chegámos ao carro e já as tiramos três vezes: para fechar a porta com a chave, para atender tocar no telemóvel, para procurar as chaves do carro! Quem nunca?

Entretanto as nossas mãos já congelaram com o frio. Começamos a sentir as mãos ásperas, com a pele levantada e um aspeto enrugado.

A secura cutânea (xerose), irritações e frieiras são algumas das consequências do frio na pele e devem ser prevenidas. Por isso, é fundamental hidratar muito bem a pele para evitar, por exemplo, o aparecimento de frieiras. Frieira é um termo usado para descrever uma doença dermatológica provocada pela exposição ao frio. 

O que são frieiras?

As frieiras são uma doença provocada pela exposição ao frio que atinge, sobretudo, as zonas mais expostas ao ar e humidade, tais como:

  • Mãos,
  • Pés,
  • Nariz
  • orelhas

Pode também aparecer, embora menos frequentemente, nas seguintes partes do corpo, como cotovelos, joelhos ou partes inferiores das pernas.

Quais os sintomas de frieiras?

Manifesta-se por uma inflamação dolorosa da pele que fica branca, fria, insensível, com comichão, inchada e vermelha. Em casos mais graves, podem levar à formação de bolhas e dar origem a feridas.

Quem são as pessoas mais sensíveis às frieiras?

As pessoas que sofrem mais de frieiras são as que desenvolvem uma reação anormal ao frio, por isso é uma doença mais frequente nos meses de inverno e nas regiões com temperaturas mais baixas e húmidas (a humidade aumenta a condutividade do frio).   

Qual a causa das frieiras?

Na sua origem parecem intervir fatores genéticos, hormonais (as mulheres possuem pior circulação nas extremidades e reagem pior a mudanças de temperatura, devido nomeadamente às alterações menstruais) e problemas circulatórios.

As condições climatéricas tais como o frio e a humidade são fatores desencadeastes e agravantes. A doença é mais frequente nos meses de inverno e nas regiões com temperaturas mais baixas e húmidas e em particular nos meios rurais. Pode estar também relacionada com o tipo de trabalho realizado que pode expor as pessoas mais frequentemente ao frio

Qual o melhor tratamento?

Os cuidados preventivos são essenciais para evitar o aparecimento das queixas sendo as medidas mais eficazes as seguintes:

  • Casas bem aquecidas;
  • Usar roupas adequadas (luvas, calçado apropriado, gorros de lã, etc.) de proteção contra o frio;
  • Melhoram com o calor pouco intenso e com a massagem suave da zona afetada;
  • O exercício físico moderado é útil, pois ativa a circulação sanguínea aumentando a temperatura corporal;
  • Não deve aquecer diretamente as mãos no calorífero a altas temperaturas;
  • Evitar lavagens repetidas das mãos por causa da louça e outras atividades domésticas pois facilitam o aparecimento de frieiras.

Os cuidados preventivos são essenciais, no entanto, um dos tratamentos pode ser cataplasmas de urze-roxa.

A urze-roxa é um pequeno arbusto com propriedades adstringentes, anti-inflamatórias, diuréticas e antissépticas. Pode ainda usar o bálsamo para as frieiras da Branquinha Cosmética Natural elaborado à base a calêndula, uma planta muito usada pela sua ação emoliente e hidratante, especialmente utlizada em peles sensíveis, secas, irritadas e inflamadas, como nos casos de frieiras; óxido de zinco, usado no cuidado de pele irritada e óleo essencial de helicriso italiano pela sua ação antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória e cicatrizante, promove a cicatrização da pele.

Este bálsamo é igual eficaz em queimaduras superficiais, como aquelas que acontecem no fogão ou no ferro de engomar ou até em escaldões provocados pelo sol. 

Por se tratar de um produto artesanal proveniente de uma pequena produção, este bálsamo é produzido sazonalmente e está apenas disponível no inverno. 

Para conhecer melhor este produto visitem a página da Branquinha Cosmética Natural e nos links dos títulos encontram o catálogo de produtos completo da marca.

Quando inspiramos o ar é tão gelado a entrar nos pulmões que é preferível deixar de respirar! Continua...

Segue-me no facebook ou no instagram em @diariodeumaalquimista

Se gostaste, partilha com a tag #diariodeumaalquimista

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.