Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

15 de Janeiro, 2021

O dramalhão do frio

Último episódio

Andreia Gonçalves

Tenho um amante, admito-o publicamente mesmo sabendo que o meu marido vai ler este texto. O Jarbas faz parte da minha vida desde há muitos anos. Não consigo viver sem ele. Aquele jeito dele quentinho nunca me deixa gelar os pés.

Quando sinto frio parece que nem raciocino direito. Para combater o frio vale tudo: aquecedores, ar condicionado, lareira e, claro, saco de água quente! O meu chama-se “Jarbas” e é o meu amante das noites frias. Corpo quente em mente sã – é este o meu mantra do inverno. Tal como o ar frio próprio da época do ano, o ar quente que usamos para nos aquecer também nos desidrata. Ingerir muitos líquidos, em especial bebidas quentes e açucaradas, pois o açúcar serve de combustível para as células produzirem energia e a água é essencial para a manutenção do metabolismo do organismo e evitar a secura da pele. Beber água fria nem sempre sabe bem, mas podemos optar por chás ou infusões, que têm uma tripa função: hidratam, aquecem e ajudam a combater os vírus invernosos. Partilho convosco o meu trio de plantas anti constipações:

Equinácea anti-constipações

A equinácea é conhecida por ativar o sistema imunológico, excelente no combate contra resfriados e outras infeções. Atua sobre o sistema imunitário induzindo a produção de citocina, sendo indicada na prevenção e tratamento de doenças infeciosas como a gripe, a constipação ou faringite.

Infusão: a raiz ou as flores podem ser usadas na preparação de uma infusão. Ferva 1 colher de chá de equinácea para cada chávena de água. Deixe repousar e beba três vezes ao dia.

Serpão para a tosse

O aroma do serpão ajuda a descongestionar o sistema respiratório indicado para a bronquite e tosse intermitente. Possui uma ação antisséptica, expetorante e calmante.

Infusão: Para aliviar a tosse e a dor de garganta junte 2,5 dl água a ferver sobre 1 colher de chá de serpão. Deixe repousar e beba três vezes ao dia.

Tanchagem

trata gripes, resfriados e inflamações da garganta. Alivia a tosse e pode ser utilizado em gargarejos para tratar afeções da boca e da garganta, como aftas, faringite, amigdalite e laringite.

Infusão: 2 colheres de chá) de folhas secas de tanchagem para 200 ml de água (aprox.). Deixe a infusão descansar 10 minutos e beba três vezes ao dia.