Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

28 de Julho, 2019

Para que serve o tónico? Dica da semana #2

Andreia Gonçalves

Há muita gente que me pergunta para que serve o tónico. Vou tentar responder a esta questão, demonstrando-vos como este passo é tão importante na nossa rotina diária e, ao mesmo tempo, tão desvalorizado.

Os cuidados de beleza da nossa pele começam com a limpeza. Um rosto limpo e livre de resíduos de maquilhagem todos os dias é um passo essencial para todos os tipos de pele, tal como já falei aqui. Mas ao limpar a pele também eliminamos o nosso filme hidrolípidico. É aqui que entra o tónico.

A superfície da nossa pele é coberta por um filme hidrolipídico, que nos protege das agressões do meio externo, da desidratação e é constituído por uma mistura proveniente do suor e da secreção sebácea. É este filme hidrolipidico que determina o nosso tipo de pele, pois quando tem lípidos em excesso temos uma pele oleosa, quando tem menos torna a pele mais seca.

O filme hidrolipídico tem um PH ácido, por volta de 5-6, que cumpre a função protetora, pois inibe o desenvolvimento de bactérias e fungos existentes na pele. Quando limpamos a pele (com desmaquilhantes, leites ou águas micelares), os produtos de limpeza deixam a pele com um pH mais elevado, à volta do número 7. Este PH é permite desenvolvimento de bactérias, obstrução dos poros, favorecendo por exemplo o envelhecimento precoce.  O que o tónico vai fazer é baixar novamente o PH da nossa pele para os 5-6 para que a sua barreira protetora continue forte.

O tónico finaliza a limpeza da pele e deixa os poros livres para que os produtos que coloque a seguir consigam penetrar melhor. Por isso, tónico é indispensável no seu dia-a-dia porque prepara a pele para a dose de produtos que aplicam (hidratantes, séruns, máscaras e cremes de tratamento).

Como usar o tónico?

Não é nada de muito complicado e é capaz de ser a etapa mais simples da sua rotina de limpeza. Há quem diga que o tónico deve ser usado não só ao fim do dia, mas também de manhã para repor o pH que se perde durante a noite. Mas se, pelo menos, o aplicar à noite depois da limpeza diária, já está no caminho certo.

Como usar? É simples: depois da limpeza feita e do rosto bem limpo e seco, basta humedecer um disco de algodão com tónico e aplicar com leves batidas no rosto e deixar secar naturalmente. Sem esfregar. Depois é só aplicar um hidratante.

A água floral é um subproduto obtido a partir do processo de destilação na extração dos óleos essenciais que contém uma percentagem de óleo essencial e outros elementos bioativos da planta. Uma das utilizações da água floral é como tónico. Apresento aqui as sugestões da Branquinha Cosmética Natural para cada tipo de pele:

ÁGUA FLORAL DE ESTEVA 

Esta água floral é indicada para peles maduras e reativas. Pode aplicar numa ferida ou para aliviar picada de insetos. Pode ser ainda usado em compressas quentes ou frias ou para difusor de ar.

ÁGUA FLORAL DE LAVANDA

A lavanda é conhecida por ser antisséptica, analgésica e cicatrizante, tornando esta água floral um excelente tónico para peles oleosas com acne. Acalma a pele irritada e sensível. Esta água é recomendada para peles frágeis, para apaziguar o corpo apos queimaduras solares ou picadas de insetos. Esta água floral pode ainda ser usada no difusor para perfumar a casa ou ser pulverizada na roupa.

ÁGUA FLORAL DE EUCALIPTO

Tónico da pele, especialmente indicado para peles oleosas ou mistas com tendência a acne. Reafirma peles flácidas, trata peles inflamadas e com prurido. Esta água floral é purificante e utilizada em peles com problemas, pele irritada. Pode ser ainda usado em difusores de ar.

ÁGUA FLORAL DE FLOR DE LARANJEIRA

Com um aroma floral, este hidrolato refresca, regenera e acalma a pele; é particularmente adequado para a pele seca. É também usado para as suas propriedades no sistema nervoso: ajuda a dormir.