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Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

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15 de Julho, 2019

Partilhar, comunicar, empreender – o que aprendi com isto - 1ª parte

Andreia Gonçalves

Há muito tempo que tinha vontade de fazer isto. Faltou aquele click, sempre. Faltou muitas vezes a inspiração, o não saber por onde começar quando na cabeça as ideias fervilhavam tanto. E depois o medo. Medo de não ser capaz, falta de confiança, falta de tempo…podia enumerar mil e uma justificações e nunca chegar a uma conclusão.

A minha amiga Susana Lopes, da Com Alma – Creative Studio, criou um projeto designado de Encontros com Alma – partilhar, comunicar e empreender, uma espécie de workshops com temas nas áreas da comunicação, do coaching e do marketing, muito interessantes para mim e que é raro encontrar no interior, muito menos em Proença-a-Nova. Portanto, logo que saíram as inscrições, apressei-me a reservar o lugar!

Estou uma fase da minha vida que ponho tudo em causa. Está tudo a acontecer tudo tão rápido, que não me dá tempo para pensar. Não sei para onde vou ou para onde quero ir. É estúpido porque sempre fui muito decidida. Sempre soube o que queria ser quando fosse grande, por exemplo.

1º Encontro com Alma – Marcas, histórias de pessoas

O primeiro encontro foi sobre marketing, mais concretamente sobre marcas e foi orientado pela Susana da Com Alma – Creative Studio.  Há uns anos criei uma marca, a Branquinha Cosmética Natural. Apesar de não estar a ouvir nenhuma novidade em termos de conceitos de marketing, este encontro serviu para perceber que afinal estou no caminho certo. E a forma como a Susana Lopes apresentou o tema deixou a minha cabeça a fervilhar de ideias ainda antes da hora de almoço. De acordo com ela, as marcas contam uma história e a identificação pessoal com essa história é que determina a escolha do consumidor. Uma marca não se resume a um logotipo ou a um produto: é muito mais do que isso. Reflete a história de alguém que sonhou e concretizou e que ao longo do tempo vai gerando emoções no público. Foi precisamente a pensar nisto que se baseou o meu projeto. A Branquinha Cosmética Natural é mais do que a marca de cosméticos naturais artesanais. Além de produzir produtos saudáveis, a ideia é proporcionar uma experiencia única de bem-estar, aliada às propriedades medicinais das plantas e matérias-primas naturais. Se podemos ter cosméticos verdadeiros, porquê usar os artificiais?  E o nome nasceu da minha história pessoal: do meu tom de pele muito claro e de ser apelidada de “branquinha” por alguns amigos e porque o primeiro sabão com leite de cabra que fiz, era leita da cabra Branquinha. Esta é uma das minhas alquimias, entendem? Realmente tudo se alinha quando tem de ser!

A generosidade com que cada participante contou a sua história e as suas ideias (algumas dessas ideias de um possível negócio apenas moravam na imaginação) perante desconhecidos foi uma grande lição para mim. Enquanto ainda por cá andamos, ainda é tempo para avançar, mesmo que haja muita gente que nos quer mandar abaixo! Nunca é tarde! Foi essa cumplicidade que criamos entre todos que tornou este primeiro encontro autêntico. Uma espécie de seita, como começamos a ser conhecidos.

Conclusão: vim para casa e demorei algumas horas a recuperar! Já pensei tantas vezes em acabar com o projeto, por inúmeras razoes: não é um projeto a tempo inteiro, o que faz com que ande sempre numa luta diária para ter a produção em dia, o trabalho também condiciona a participação em feiras, eventos e outras iniciativas e depois o investimento necessário para dar o salto, além de outras burocracias legais, que me fazem estar entre a espada e a parede sem conseguir avançar porque é um projeto condenado à nascença. Tenho consciência de que para ter lucro teria de produzir em grande escala, uma ideia que não me seduz porque perdia a génese do projeto, do meu conceito e daquilo que gostava que a marca fosse.

O que é certo é que cada vez que reflito sobre o assunto há sempre algo que me “puxa” e não me deixa desistir, faz-me acreditar mais um bocadinho. De maneiras que continuo a deixar as coisas rolar! E com as encomendas atrasadas (as minhas clientes são umas santas, ámen!)

Se o primeiro tinha tido um grande impacto em mim, as expetativas para o segundo Encontro com Alma eram muito altas. Foi a vez de descobrir a minha marca pessoal com a Susana da blesspersonalbranding (continua...)