Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

19 de Julho, 2021

Protetores solares que não poluem o mar e protegem mesmo a pele

Descobre alguns dos protetores solares com fórmulas biodegradáveis e protetores da pele

Andreia Gonçalves

A cada mergulho que damos no mar morrem milhares de seres vivos. O mesmo acontece quando vamos a banhos nos rios – o meio aquático sofre as mesmas consequências em toda a sua biodiversidade. Já alguma vez tinham pensado nisso? Comecemos pelos produtos que estão em contacto com a água e com a nossa pele: os protetores solares.

Devido aos agentes químicos e não biodegradáveis que a grande maioria inclui nas suas fórmulas, basta um mergulho para diluirmos na água ingredientes nocivos como oxibenzona, homosalate, ensulizole, octinoxate, octyl methoxycinnamate, benzophenone, PABA and padimate O. (fonte: https://www.safecosmetics.org/)

Felizmente, já existem no mercado muitas marcas que têm apostado nos cuidados de beleza sustentável e que apresentam protetores solares eficazes para a pele contra os raios UV e com fórmulas ecofriendly.

Mais, sabias que além de estares a prejudicar os ecossistemas aquáticos, estás a afetar a vida humana?

A oxibenzona e outros compostos químicos como o octinoxate não só são prejudiciais para a vida aquática, mas também para o nosso organismo. Ao serem absorvidos pela pele, podem causar problemas como desregulação endócrina, interferem na tiróide, toxicidade na reprodução e no desenvolvimento. Ora vejam:

Como desvendar um rótulo (apenas alguns exemplos comuns usados nos protetores solares):

OCTINOXATE

Como aparece no rótulo: Octinoxate,o methoxycinnamate (OMC), parsol, parsol MCX, parsol MOX, escalol, 2-ethylhexyl p-methoxycinnamate

O que é? 

O octinoxate filtra os raios UVB do sol. Não protege contra os raios UVA. O octinoxate dissolve-se em óleo, o que o torna uma substância que procura gordura no corpo. É formado pela combinação de methoxycinnamic acid e compostos 2-ethylhexanol, que não são prejudiciais por si próprios. Quando misturados, eles formam um líquido claro que não se dissolve na água.

Preocupações para a saúde: Desregulação endócrina, toxicidade reprodutiva e de desenvolvimento, toxicidade em outros órgãos do corpo humano.

LEAD e outros metais pesados:

Como aparece no rótulo: Lead acetate, chromium, thimerosal, hydrogenated cotton seed oil, sodium hexametaphosphate. Nota: alguns produtos que contêm metais contaminantes não aparecem na lista de ingredientes.

O que são metais pesados?

Alguns metais desempenham papéis importantes nas funções normais do corpo. Por exemplo, o ferro é necessário para a oxigenação do sangue. No entanto, quando esses metais se acumulam, podem ter efeitos negativos graves. Outros metais, como chumbo e mercúrio, não têm funções físicas normais no corpo. Biópsias de mama cancerígenas mostram maiores acúmulos de ferro, níquel, cromo, zinco, cádmio, mercúrio e chumbo do que biópsias não cancerígenas. Além disso, vários metais agem como estrogênio na presença de algumas células de cancro de mama.

Preocupações para a saúde: Cancro, toxicidade no desenvolvimento e reprodução, preocupações ambientais (bioacumulação)

ETHANOLAMINE (MEA, DEA, TEA e outros)

Como aparece no rótulo:  Triethanolamine, diethanolamine, DEA, TEA, cocamide DEA, cocamide MEA, DEA-cetyl phosphate, DEA oleth-3 phosphate, lauramide DEA, linoleamide MEA, myristamide DEA, oleamide DEA, stearamide MEA, TEA-lauryl sulfate 

HOMOSALATE

Como aparece no rótulo: Homosalate, Homomenthyl salicylate, HMS, HS; 3,3,5-trimethyl-cyclohexyl-salicylate

O que é?

É um composto orgânico que pertence a uma classe de produtos químicos chamados salicilatos. Os salicilatos evitam a exposição direta da pele aos raios nocivos do sol, absorvendo a luz ultravioleta (UV). O homosalate absorve especificamente os raios UVB de ondas curtas, que estão associados a danos no ADN e ao aumento do risco de cancro de pele.

População vulnerável: Mulheres grávidas ou que estão a amamentar, trabalhadores agrícolas e pessoas com exposição habitual a pesticidas.

Como evitar: escolher filtros solares à base de creme ou loção com óxido de zinco ou dióxido de titânio.

Preocupações para a saúde: Desregulação endócrina, absorção pela pele

BUTYLATED

Como aparece no rótulo: BHA, BHT

O que é?

O BHA é usado principalmente como antioxidante e conservante em alimentos, cosméticos, embalagens de alimentos e ração animal.

Preocupações para a saúde: Disrupção endócrina, toxicidade para o desenvolvimento e reprodução, cancro, irritação.

População vulnerável: mulheres grávidas e crianças

BENZOPHENONE e outros compostos

Como aparece no rótulo: Benzophenone, ingredients containing the word benzophenone (for example benzophenone-2), BP# (for example BP2), oxybenzone, sulisobenzone, sulisobenzone sodium

O que é?

É amplamente utilizada em produtos domésticos, como óculos de sol, embalagens de alimentos, produtos de limpeza para proteção da luz ultravioleta.

Preocupações para a saúde: Cancro, disrupção endócrina, toxicidade no desenvolvimento e reprodução, irritação, ecotoxicidade

Benzophenone, benzophenone-2, benzophenone-3, benzophenone-4, and benzophenone-5 são compostos proibidos em cosméticos nos EUA e estão restritos a 10% no máximo na União Europeia.

 

Para nos protegermos e proteger o meio ambiente devemos escolher produtos com filtros solares físicos, tais como o óxido de zinco ou o dióxido de titânio, que não são absorvidos pela pele, ficam à superfície e refletem os raios ultravioleta como se fossem um espelho.

Filtros solares naturais:

- Oxido de zinco

- Dióxido de titânio

- Óleo de karanja, macerado de cenoura

- Óleo vegetal de buriti

- Hidrolato de tília

Apesar de não serem absorvidos pela pele, estes ingredientes estão presentes em fórmulas biodegradáveis, sem impacto negativo no meio ambiente. Uma desvantagem é que não são tao fáceis de espalhar na pele como os filtros químicos, mas são igualmente eficientes.

Critérios a ter em conta na escolha de um protetor solar:

- Factor 50 ou mais

- Sejam eco-friendly, ou amigos do ambiente - com selo Ocean Protect*

- Com filtros solares físicos

- Que sejam fáceis de espalhar e agradáveis na pele

Não devemos esquecer-nos de que os filtros solares não são a única forma de proteção dos raios UV, principalmente quando estamos na praia. A roupa com proteção contra radicação ultravioleta também é importante, assim como a sombra, mas também evitar as horas de maior calor.

Está nas nossas mãos a mudança dos nossos hábitos e que pode e deve começar já nesta época balnear para contribuirmos para um planeta melhor. Começa já a dar o teu contributo ao escolheres o teu protetor solar!

Depois de analisar alguns rótulos e de os usar há vários anos, elaborei o meu top 5 de protetores solares amigos do ambiente e da nossa pele:

 

SUN PROTECTION MILKY SPRAY SPF 30 – HIGH DA RITUALS

Tem um complexo natural antioxidante à base de chá branco, vitamina E natural e ginkgo biloba. Os protetores solares da marca estão em conformidade com a lei havaiana de proteção dos recifes de coral, o que significa que os produtos estão livres de filtros UV proibidos no Havai e que podem ter um impacto negativo nos recifes de coral*.

INTENSE PROTECT SPF 50+ da Avène 

A sua formulação oferece uma tolerância cutânea e ocular muito elevada. A marca comprometeu-se a fornecer a melhor proteção solar para a pele enquanto minimiza o impacto ambiental dos produtos através do programa Skin Protect Ocean Respect*.

LOÇÃO PROTECT & MOISTURE FP50+ NIVEA 

O protetor solar da marca não contém Oxybenzone, Octinoxate, Octocrylene, Microplásticos, Parabenos, Óleo mineral.

A marca tem feito um esforço por minimizar o impacto ambiental dos seus produtos. A Nivea não só aplica os mais recentes resultados de pesquisa e desenvolvimento nos seus produtos como revê continuamente os seus requisitos internos de forma a tornar-se mais amiga do ambiente. Por exemplo, apesar de ingredientes como o oxybenzone e o octinoxate serem considerados seguros, utilizados frequentemente e aprovados oficialmente para utilização em cosmética, não cumprem os padrões internos, cada vez mais elevados, estabelecidos para os sistemas de filtro UV.

PROTECT CREME - SPF 50+ da A-DERMA

Os protetores solares da A-Derma oferecem proteção muito elevada protege dos efeitos nefastos dos raios UV, reforça a barreira cutânea desequilibrada e promove as defesas celulares contra os raios UVA. É que, para as peles frágeis, é necessário mais do que um simples protetor solar. Além disso, a marca usa filtros eco sustentáveis que não exercem qualquer impacto nos organismos do meio aquático, nomeadamente nos corais*.

BARIÉSUN SPRAY SEM PERFUME SPF50+ da Uriage

A Água Termal de Uriage presente na formulação de Bariésun protege a pele dos malefícios do sol. A barreira da pele é reforçada e o ADN é eficazmente protegido das agressões causadas pela radiação UV.

Os ingredientes usados nas suas fórmulas estão em conformidade com a lei havaiana* de proteção dos recifes de coral, o que significa que os produtos estão livres de filtros UV proibidos no Havai e que podem ter um impacto negativo nos recifes de coral.

“Só temos uma pele para toda a vida”

Este podia ser o slogan de uma campanha de alerta para o cancro de pele e para os cuidados que devemos ter com a nossa pele, especialmente no verão quando nos expomos mais ao sol.

E se é verdade que só temos uma pele, porque não cuidados dela? A verdade é que, apesar de vivermos numa sociedade informada, há ainda pessoas que descuidam a proteção ao maior órgão do corpo humano: a pele!

A penetração solar depende do tipo de interação: os UVA e os UVB. Os UVA, associados ao envelhecimento, são capazes de penetrar até a derme, enquanto dos UVB, associados às queimaduras, afetam apenas a epiderme. Mas os efeitos dos UVB são mais prejudiciais do que os UVA! Os UVA são causadores do envelhecimento da pele, destrói as fibras elásticas, ocorre o dia todo e caracteriza-se por ser um fraco indutor de eritema (vermelhidão na pele), conduz a imunossupressão e aparecimento de melanoma. Os UVB são responsáveis pelo bronzeamento e eritema cutâneo. Os dois tipos conduzem ao cancro de pele.

Como podemos proteger a nossa pele?

O melhor cuidado de todos é a prevenção! A exposição solar em excesso é o principal inimigo da nossa pele. O fator de proteção solar mede a capacidade do protetor solar atrasar o aparecimento de eritema induzido pela radiação solar. Então, vejamos:

Exposição: evitar exposição solar das 11h-16h, crianças menores de seis meses não devem ser expostas ao sol nem usar protetor solar.

Proteção: usar filtro com fator mínimo de proteção 30. Fatores mais altos devem ser usados em pessoas mais sensíveis.

Aplicação: fazer a primeira aplicação do produto 15 minutos antes de sair para o sol e replicar a cada duas horas

Quantidade:

 1 Colher: rosto, cabeça, pescoço

1 Colher cada braço

1 Colher frente e trás do torso

2 Colheres em cada perna

Gostamos todos de ter aquele ar saudável de férias, mas podemos consegui-lo de

Não se esqueça: só temos uma pele para a vida toda! Boas férias!

Fotoenvelhecimento:

O envelhecimento cutâneo, além de fatores cronológicos, que não podemos contrariar, apresenta outros fatores que contribuem para o aparecimento de rugas, manchas e flacidez e que só depende de nós atenuar e retardar.

Maus hábitos de exposição solar, tabaco, solário, má alimentação, stress, poluição, medicamentos…são apenas alguns dos fatores que contribuem para o envelhecimento da pele e que origina o aparecimento dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas que, em excesso no nosso organismo, atacam a pele, aumentando a degradação das fibras de colagénio, elastina e acido hialurónico, provocando perde de firmeza, elasticidade e densidade cutânea.

A pele envelhecida aparece em áreas expostas ao sol: face, peito e mãos. Surgem rugas, lesões pigmentadas, sardas híper e Hipo pigmentação pele áspera e seca.

Tal como no cancro cutâneo, o melhor tratamento é a prevenção! Evitar comportamentos de risco, sobretudo alimentares, açúcar, álcool, sal, gordura, exposição excessiva ao sol e ao fumo do tabaco, usar protetor solar, antioxidantes e alimentação equilibrada são os truques para uma pele mais saudável!

*Lei Havaiana sobre recifes de corais

A morte dos Corais em grande escala tem sido observada e estudada desde os anos 70. É melhor demonstrada pela Grande Barreira de Coral, o maior recife de corais do mundo, com uma largura de aproximadamente 2.300 quilómetros e uma área de 345.000 quilómetros quadrados, declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1981. Para proteger os seus recifes de corais, o Havai tornou-se o primeiro estado americano e o primeiro legislador do mundo a aprovar uma lei, que está em vigor desde 1 de janeiro de 2021, que proíbe a venda de produtos solares que contenham oxybenzone (benzophenone-3) e octinoxate (ethylhexyl methoxycinnamate).

Da próxima vez que comprares um protetor solar, escolhe um que use o selo Skin Protect Ocean Respect, pois além de estares a contribuir para a preservação do meio aquático, seguramente a marca tem preocupações com o tipo de ingredientes que usa nas suas fórmulas, tornando esses cosméticos também mais seguros para a tua pele.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.