Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

17 de Fevereiro, 2021

Rotina diária de limpeza da pele

Dicas para uma pele bonita e saudável com ingredientes naturais

Andreia Gonçalves

A beleza começa pelo rosto e nada melhor para melhorar o aspeto da pele e o resultado final da maquilhagem que ter uma boa rotina de limpeza de pele. Começamos pelo básico: limpar a pele. É muito importante lavar o rosto, pois o acúmulo de sebo, sujidade e de “células mortas” na pele, facilitam o aparecimento de inflamações como a acne. Os melhores produtos de limpeza que eu recomendo são dois: água + sabão. Simples assim!

 

Limpar, desobstruir os poros e hidratar dão um aspeto saudável à pele e ainda protegem de danos como poluição, oleosidade e variações climáticas. O ideal é utilizar sabonetes adequados para a pele do rosto e com ativos que facilitem a remoção da oleosidade excessiva.

 

Com que frequência devo lavar a pele do rosto?

Devemos lavar o rosto apenas duas vezes por dia, pela manhã e à noite. Lavar em excesso prejudica a nossa pele e faz com que esta produza mais sebo para compensar a secura provocada pela limpeza em excesso, deixando o rosto com aspeto ainda mais gorduroso.  

Além disso, um rosto limpo e livre de resíduos de maquilhagem todos os dias é um passo essencial para todos os tipos de pele, mas especialmente importante para a pele oleosa, que evita a formação de acne.

Também é preciso escolher o produto para o tipo de pele. Nunca usar o gel de banho, escolhe produtos específicos para teu tipo de pele que tratam enquanto limpam. No mercado, existem diversas variações; desde as indicadas para pele sensível, peles secas até as peles oleosas.

A temperatura da água também pode prejudicar a pele

Assim como nos cabelos, a pele do rosto também pode ser prejudicada pela temperatura da água. A água quente deixa a pele ressecada, o que estimula glândulas a produzir um excesso de óleo para reequilibrar a textura do rosto. O ideal é lavar o rosto em temperatura ambiente e secá-lo com toalha de forma delicada porque a fricção excessiva também estimula a oleosidade.

É igualmente importante escolher produtos adequados, como produtos orgânicos e biológicos pois, entre muitos outros aspetos, estes produtos agem em simbiose com o metabolismo da pele, preservando o filme protetor natural da epiderme.

Um dos objetivos quando criei a marca Branquinha Cosmética Natural foi precisamente encontrar produtos eficazes, sem químicos processados desnecessários e com qualidades únicas que os cosméticos industriais não podem dar.

Como saber qual o meu tipo de pele?

O tipo de pele depende do equilíbrio do filme hidrolipídico que existe na superfície da pele.

No entanto, existem outros parâmetros a ter em conta como a pigmentação, as secreções, a vascularização, o ph cutâneo, a hidratação. A análise destas características é essencial para uma boa caracterização do tipo de pele.

Os especialistas em cosmetologia classificam os tipos de pele nas seguintes escalas de classificação: Normal/ Seca/ Oleosa; Sensível/Resistente; Pigmentada/ Não pigmentada; Rugas/Lisa.

Quanto à hidratação, o tipo de pele pode ser:

Pele normal: lisa, aveludada e viçosa, com elasticidade e brilho natural.

Pele oleosa: aparência espessa, brilhante e húmida com hiperatividade das glândulas sebáceas, poros visíveis e é mais resistente.

Pele seca: pouco hidratada e com pouco suor, as suas glândulas sudoríparas e sebáceas são pouco produtivas. Tem aparência opaca e de espessura fina com tendência a descamar. É propensa ao aparecimento de rugas precoces e vermelhidões.

Pele mista: oleosa na zona T e seca nas faces.

 

Catálogo da Branquinha Cosmética Natural disponível aqui: https://bit.ly/3adLvRZ

Segue a marca no facebook ou no instagram em @branquinhacosmeticanatural

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.