Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

06 de Agosto, 2019

Só temos uma pele para a vida toda

Andreia Gonçalves

adult-blue-water-body-257832.jpgEste podia ser o slogan de uma campanha de alerta para o cancro de pele e para os cuidados que devemos ter com a nossa pele, especialmente no verão quando nos expomos mais ao sol.

E se é verdade que só temos uma pele, porque não cuidados dela? Apesar de toda a gente ouvir que é preciso usar protetor solar todo o ano, quantos de nós o faz? E na praia, já repararam que é a partir das 11h que chega mais gente? Faz-me muita confusão quando estou a sair por volta do meio dia e vejo chegar famílias inteiras, muitas com crianças! A verdade é que, apesar de vivermos numa sociedade informada, há ainda pessoas que descuidam a proteção ao maior órgão do corpo humano: a pele!

A penetração solar depende do tipo de interação: os UVA e os UVB. Os UVA, associados ao envelhecimento, são capazes de penetrar até a derme, enquanto dos UVB, associados às queimaduras, afetam apenas a epiderme. Mas os efeitos dos UVB são mais prejudiciais do que os UVA! Os UVA são causadores do envelhecimento da pele, destróiem as fibras elásticas, ocorrem o dia todo e caracterizam-se por serem um fraco indutor de eritema (vermelhidão na pele), conduzindo a imunossupressão e aparecimento de melanoma. Os UVB são responsáveis pelo bronzeamento e eritema cutâneo. Os dois tipos conduzem ao cancro de pele.

radiacao-solar-dra-sumaya-mattar-3.png

Como podemos proteger a nossa pele?

O melhor cuidado de todos é a prevenção! A exposição solar em excesso é o principal inimigo da nossa pele. O fator de proteção solar mede a capacidade do protetor solar atrasar o aparecimento de eritema induzido pela radiação solar. Então, vejamos:

Exposição: evitar exposição solar das 11h-16h, crianças menores de seis meses não devem ser expostas ao sol nem usar protetor solar.

Proteção: usar filtro com fator mínimo de proteção 30. Fatores mais altos devem ser usados em pessoas mais sensíveis.

Aplicação: fazer a primeira aplicação do produto 15 minutos antes de sair para o sol e replicar a cada duas horas

Quantidade:

 1 Colher: rosto, cabeça, pescoço

1 Colher cada braço

1 Colher frente e trás do torso

2 Colheres em cada perna

Gostamos todos de ter aquele ar saudável de férias, mas podemos consegui-lo de forma segura. 

Não se esqueça: só temos uma pele para a vida toda! Boas férias!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.