Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

24 de Janeiro, 2021

Tendências para um estilo de vida saudável

Plano de resoluções para cumprir em 2021

Andreia Gonçalves

Já comemos as 12 passas, formulámos os desejos e escrevemos as resoluções para o novo ano. Quase a chegar ao final do primeiro mês, quantas pessoas já passaram da intenção à ação? Aposto que muito poucas. Mas vou ajudar-vos a cumprir algumas desses objetivos que são a tendência para 2021 no que toca ao estilo de vida saudável. 

Apresento-vos uma mão cheia delas para quem deseja adotar um estilo de vida mais saudável e deixo o desafio para as cumprir ao longo dos onze meses que faltam para o ano terminar:

1 – Cuidar da pele

 

Rotina de cuidados diária

O teletrabalho estimulou a valorização do look da cintura para cima. A pressão aumenta na forma como nos apresentamos em frente à câmara e um rosto cuidado é a primeira coisa que impacta quem está do outro lado.

Uma boa rotina de cuidados da pele é essencial para manter a pele saudável e bonita. Ter uma pele cuidada não é uma missão impossível. Há quatro passos fundamentais muito básicos e que não exigem mais do que 10 minutos diários: limpar, tonificar, hidratar e proteger. Vão fazer toda a diferença a longo prazo e vamos perceber que não foi tempo perdido, mas sim investido! Há que ver o copo meio cheio.

Parece complicado, mas não é: lavar a o rosto com um bom produto de limpeza, natural, sem aditivos químicos processados, tonificar com um produto suave para repor o ph da nossa pele, antes de hidratar com produtos com ingredientes que reajam em simbiose com a nossa pele e restabelecer a barreira cutânea. Por fim, um protetor solar para retardar o envelhecimento, caso tenhamos de sair de casa.

2 – Usar produtos sustentáveis

Comprar menos, reutilizar mais, não desperdiçar

O minimalismo será cada vez mais procurado, ligado à procura de produtos produzidos com preocupações com a sustentabilidade, além da reciclagem de materiais, são estes os comportamentos que dominarão a mente de quem quer optar por um estilo de vida saudável.

Quantas de nós temos frascos de cosméticos, detergentes, alimentos ou outro produto qualquer todos encetados ao mesmo tempo e ainda não acabou o último e já comprámos um novo? E já para não falar da quantidade de roupa, acessórios, entre outros. Precisamos realmente de comprar tanto? Antes de comprar devemos perguntar-nos que utilidade vamos dar à coisa e, sobretudo, não ceder à tentação das promoções, descontos e saldos. Menos é mais, e mais vale ter um produto de qualidade e que dure mais tempo do que acumular vários.

A tendência é para passarmos do comprar e deitar fora, ao comprar e reutilizar. dou-vos alguns exemplos: uso desde há muito tempo garrafas de água reutilizáveis, optei por usar discos de limpeza de pano, assim como as máscaras sociais que depois posso lavar e voltar a usar. Passei a escolher materiais que podem ser reciclados ou reutilizados.

 

3 – Começar ou manter o exercício físico

Corpo são e mente sã

Estar em casa não significa ceder ao sedentarismo ou usar esta situação como desculpa para parar ou não começar a fazer exercício físico. Uma caminhada é suficiente! Está na hora de tirar o cu do sofá e começar a mexer. Cadeiras, garrafões de água, paus de vassoura são apenas três exemplos de objetos que podemos usar para fazer exercício sem sair de casa. Há aulas em direto em plataformas digitais, há ideias no Youtube, aulas no Facebook. Não há desculpas para ficar sem fazer nada!

O exercício físico melhora a nossa saúde física e mental. Existem inúmeras evidências científicas de que a atividade física regular tem benefícios indiscutíveis para a saúde física e psicológica, e consequentemente no bem-estar geral em todas as idades:  controlo do peso, combate de algumas doenças e melhoria das condições de saúde, aumento dos níveis de energia ou melhoria da qualidade do sono.

 

4 – Escolher alimentos mais saudáveis

Comer bem e com qualidade

Quando estamos em casa temos tendência para estar sempre a comer. Os especialistas explicam este comportamento como um sinónimo de descompressão. Estar em casa significa estarmos relaxados, o desafio é ter disciplina naquilo que comemos e quando comemos.

Comer de forma saudável, não significa comer coisas sem sabor. Muito menos ser fundamentalista ou andar obcecada com calorias. Da horta para o prato, é esta a minha filosofia na hora de escolher o que comer que já partilhei convosco num dos post do Advento de Natal. Gosto de cozinhar de forma simples, com o máximo de variedade, com sabor e, acima de tudo, qualidade. A prática de uma alimentação saudável supõe que esta deva ser completa, variada e equilibrada, fornecendo a energia adequada e bem-estar físico ao longo do dia e, consequentemente contribui para a prevenção de doenças crónicas.

 

5 – Mais água, tisanas, infusões

Hidratar o corpo

Já é difícil para algumas pessoas beberem água quando têm um dia normal, agora então torna-se mais complicado.

A água corresponde a cerca de 60 a 70% da composição corporal total e é fundamental para o bom funcionamento do organismo. A sede é o primeiro sintoma de desidratação, por isso, não devemos esperar ter sede para beber água.

Existem pessoas que não gostam de água ou simplesmente nunca sentem sede! Há técnicas simples para beber mais água como arranjar uma garrafa de 2 litros e assim é possível controlar a quantidade de água ingerida ao longo do dia, outro truque é aromatizar a água ou ingerir outras bebidas como chás e infusões ou sumos de fruta que são ricos em água e podem ser alternativas, assim como a sopa.

O que é preciso é manter o corpo hidratado. E lembrar-se das funções que a água desempenha pode ser um bom estímulo: assim, a água e demais fluidos do organismo estão envolvidos na digestão, na absorção e no transporte dos nutrientes, na circulação do sangue, na formação da saliva, na manutenção da temperatura corporal. A pergunta é: já bebeu água hoje?

Segue-me no facebook ou no instagram em @diariodeumaalquimista

Se gostaste, partilha com a tag #diariodeumaalquimista

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.