Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

Diário de uma Alquimista

blog pessoal de andreia gonçalves

09 de Agosto, 2019

Verão rima com hidratação

Andreia Gonçalves

apply-blur-care-1368692.jpg

Com o Verão notamos que a nossa pele anda mais seca, tanto no rosto como no corpo. Há sintomas que não enganam: perde flexibilidade, fica baça, perde luminosidade, fica desconfortável e com rugas de desidratação. O sol, a água salgada ou o cloro da piscina contribuem para este problema.

Afinal o que é uma pele desidratada? Uma pele desidratada é uma pele com que tem falta de água, por isso uma pele oleosa também pode estar desidratada. Quando as causas dessa desidratação é a falta a água deve-se a fatores como mudanças de temperatura, vento, exposição excessiva ao sol, consumo de álcool ou uso de produtos cosméticos inapropriados….

Então basta dar água à nossa pele? Parece fácil, mas não chega. É preciso fixá-la à epiderme. O conceito de hidratação está ligado a fatores que possuem capacidade de fixar a água. Mas como podemos fixá-la?

Que tipo de produtos usar?

A percentagem de água na superfície da nossa pele deve estar entre 10-15%.  Devemos utilizar produtos cosméticos adequados para restabelecer a superfície da pele e evitar a evaporação da água da superfície da pele. Por exemplo, a glicerina não deve ser usada isolada, pois retira a água da pele. O mesmo acontece com produtos à base de hidrocarbonetos como a vaselina que quando usados quotidianamente podem irritar a pele, tornando-a descamativa.

Produtos com emulsionantes naturais, com emolientes (óleos vegetais, por exemplo), produtos com lípidos com afinidade para a água, que forneçam ácidos gordos essenciais idênticos ao nosso metabolismo celular como extratos biológicos animais, vegetais, marinhos representam uma ótima opção para restaurar uma pele desidratada.

Objetivo: re-hidratação

IMG_0124.JPGPara cuidar da pele desidratada e evitar a instalação ou agravamento dos sintomas é essencial adotar-se certos cuidados diários:

- Desmaquilhar com suavidade, para não agredir a epiderme;

- Evitar uso de detergentes com elevados teores de tensioativos, demasiado desengordurantes;

- Aplicar diariamente um cuidado hidratante para manter uma taxa de hidratação adequada, restaurar a função de barreira da camada córnea e proteger a pele dos raios UV.

Resumindo, optar por um cuidado diário com proteção solar, selecionar a textura em função do tipo de pele, de estação do ano ou ambiente é a melhor estratégia para recuperar a hidratação da pele tanto do rosto como do corpo!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.